[Mãe!] Como conversar com mulheres grávidas e puérparas

A gravidez é um “estado de graça” e as pessoas em geral tratam especialmente bem as mulheres com uma bela barriga, no entanto há comportamentos que mesmo bem intencionados são de evitar… Aqui ficam um par de ideias sobre como fazer conversa com uma mulher grávida.

1. A mulher grávida tem muita flutuação hormonal: evitar a todo custo chatear a grávida é sempre boa ideia.

2. De certeza que tem opiniões importantes. Guarde-as para si a menos que lhas peçam.

3. A mulher já está grávida e já vai ter de passar pelo parto: para quê contar histórias de horror sobre o quanto dói e quão horrível foi a experiência de A, B, C? Faz muito mais sentido perguntar como a pessoa se sente e se ela quiser falar sobre os seus receios, ouvir e empatizar. Mais uma vez: a pessoa vai ter de passar pela experiência, por isso, não vale a pena dramatizar, e sim lembrar e partilhar as estrategias que ajudam a lidar com as coisas que nos assustam.

4. Oferecer passagem, ceder lugar é de bom tom e pode fazer toda a diferença. Uma pessoa grávida fica especialmente vulnerável e nem sempre tem capacidade de pedir ajuda por muito que precise. Porque não suavizar um pouco essa dificuldade oferecendo uma gentileza?

5. A barriga não é sua: não mexa sem autorização expressa ou se não tiver muita confiança com a pessoa. Uma boa forma de perceber se essa confiança existe é: mexeria na barriga da pessoa sem problema se ela não estivesse grávida? Se a resposta é não, peça autorização.

6. É normal ganhar uns quilos, ficar com manchas na cara, etc. Comentários negativos são proibidissimos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s