[D30D] A vida IRL

Ultimamente tenho sentido bastante que não “estou a dar conta do recado”, que a minha vida tem demasiados requisitos, mais do que eu consigo responder e sinto-e assoberbada.

A minha maior reflexão tem sido que talvez as redes sociais não estejam a contribuir tão positivamente quanto isso na minha vida e confesso que me custa admitir esta possibilidade, porque eu ADORO usar o social media.

O que eu adoro é ter um canal (ou vários) em que as estrelas são as pessoas que eu conheço na vida real (maioritariamente) ou então com pessoas que não conhecendo, são figuras de que eu gosto. É poder partilhar pequeno pedaços de informação e ideias com um publico maior, o que permite que outras pessoas com ideias similares às minhas me encontrem. É como entrar na minha própria bolha digital.

O que eu não adoro é sentir que acabo por passar imenso tempo a olhar para a vida dos outros, por muito que seja para estar a par das novidades dos meus amigos. Sentir que acabo por prender aí a minha atenção e deixo de ter tempo e espaço mental para outras coisas; é sentir que o preço que eu pago é não só o meu tempo mas frequentemente também a minha criatividade.

Há uns tempos decidi que ia fazer um mês com um telemóvel menos smart. A experiência durou pouco tempo porque é através do whatsapp que as educadoras do meu filho falam connosco, mas foi ainda assim notável. Os benefícios que senti em termos de diminuição do meu nível de stress e em termos de clareza mental foram imensos – e ao mesmo tempo a resistência que senti na minha mente foi absolutamente terrível: até voltei a correr para justificar ligar o smartphone (reinstalei a app de corrida mas só corri duas vezes para poderem ver como era de facto um truque que a minha mente me queria pregar).

Talvez seja efeito da pandemia e de todo o isolamento social que tive. Talvez não.

Quando olho para o feed do facebook ou do instagram apercebo-me que há pessoas que já não vejo há anos, de quem gosto muito mas a quem não telefono, com quem interajo por meio de likes ou comentários com emojis. Será que isto faz sentido?

A verdade é que as redes sociais e a interação digital nos permite manter algum contacto com as pessoas que conhecemos na vida real muito depois de já não estarmos perto das pessoas fisicamente, e de já não nos cruzarmos com elas diariamente. À exceção daquel punhado de pessoas com quem nos identificamos realmente, será saudável despendermos tanto tempo das nossas vidas a interagir digitalmente com pessoas que apenas classificariamos de “conhecidos” à custa de tempo e energia para o aqui e agora?

Confesso que não tenho a resposta para isto – ou talvez tenha mas tenha dificuldade em aceitar a mesma (porque como já disse, eu adoro as minhas redes sociais).

Ultimamente, dou por mim a pensar frequentemente no meu primo MIguel que não tem redes sociais nenhumas, nem usa WhatsApp (pode considerar-se uma rede social?) e com quem se quisermos falar tem de ser por email, telefone, mensagem ou pessoalmente. Vejo-o frequentemente no jardim com um livro na mão e ele parece-me uma pessoa feliz na sua vida em geral. Combina coisas comigo com mais regularidade do que muitas pessoas da minha família com quem mantenho contacto digital e talvez seja porque é a forma mais eficaz de nos mantermos em contacto… E a verdade é que acabamos por assim manter um laço mais forte, porque há poucas coisas que batam uma conversa cara a cara ou um abraço.

Não sei se já disse vezes sufcientes que adoro as minhas redes sociais, mas de facto tavez precise de fazer uma pausa na sua utilização para perceber qual a melhor forma de equilibrar as suas vantagens com as suas desvantagens nesta fase da minha vida.

Acho que preciso de um detox. Por isso, vou fazer uma pausa na utilização de redes sociais durante 30 dias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s