[ó da casa] estratégias para sobreviver ao confinamento

Gerir as coisas da casa enquanto se toma conta de crianças e se trabalha a tempo inteiro não é tarefa fácil.

Cá em casa assumimos algumas estratégias para ajudar a tornar esta gestão mais fácil.

1. Definição de uma ementa semanal

Está definida e pendurada no frigorífico uma ementa semanal em que o jantar de um dia e almoço do dia seguinte são repetidos (ou mudam no acompanhamento – um dia estufado de peixe com arroz, no outro com puré ou massa, por exemplo). Variando entre carne, peixe e refeições vegetarianas, a opção é sempre por coisas que gostamos de comer e são possíveis de congelar caso sobrem, para precaver semanas em que não há tempo para cozinhar. 

No dia da semana em que vou às compras jantamos frango de churrasco, para compensar o tempo que gastei a fazer o abastecimento da despensa (e também porque é uma comida que nós apreciamos).

Há um dia por semana que a ementa não está definida, para irmos variando e percebermos se queremos mudar alguma coisa no menu semanal.

Ter a ementa pré definida é importate porque torna mais fácil a elaboração da lista de compras e mais rápidas as compras, elimina o stress de decidir diariamente o que fazer às refeições e aumenta a probabilidade de ter todos os ingredientes necessários a cada receita. O facto de ser a mesma coisa todas as semanas permite ir apurando as receitas e, apesar de ser contraintuitvo, também faz com que haja menos repetição de refeições porque todos os dias acabamos por variar, em vez de remediarmos sempre da mesma forma.

2. Definição de um horário de atividades para o pequeno

Criamos um horário com atividades para o pequeno e dividimos o tempo entre o dois para ambos termos oportunidade de trabalhar diariamente e para o miudo ir variando as coisas que vai fazendo.

Vamos rodando os brinquedos que ele tem disponíveis na sala para  manter interessado e tentamos que mesmo dentro de casa ele gaste tanta energia quanto possível, correndo e dançando. A definição de atividades com tempos pré definidos também nos cria uma estrutura que é fundamental na gestão de casa em contexto de confinamento.

Neste confinamento ele acaba por ter mais acesso a televisão do que habitualmente, porque às vezes precisamos de estar disponíveis para trabalhar ao mesmo tempo, mas sendo uma situação excecional e sendo o único recurso ao nosso dispôr, estamos em paz com isso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s