O dia de Reis é para em muitas casas o que marca o final das festividades natalícias e de fim de ano e tem um par de curiosidades só suas.
A tradição de dia de Reis em casa dos meus pais sempre foi… comer bolo rei! Para nós era essencialmente um dia em que normalmente havia de novo bolo rei e se começava a tirar as decorações de natal.
No entanto, em muitas casas portugueas, este é um dia mais celebrado, onde se faz de novo o menu do dia de natal (embora com menos fartura de sobremesas) e onde se come romã!
Por ter uma coroa, a romã está associada ao dia de reis e há diferentes rituais que ligam este fruto a esta festividade. Há quem diga que é bom ter romãs em casa no dia de reis porque traz prosperidade e quem coma uma romã nesse dia e corte a coroa (deve ser uma bonita com número ímpar de picos) para andar na carteira todo o ano porque traz sorte (financeira).
Em Espanha, já se sabe, quando se trocam presentes e por consequência um dia mais marcante. Em muitas zonas do país – e na dourada era pré-COVID – cantam-se as janeiras nos restaurantes, cafés, mas também em casas particulares onde é costume oferecer-se alguma coisa (comes, bebes e dinheiro) aos grupos cancioneiros.
Mas não se confundam como eu. O dia de Reis é dia 6, mas o que se celebra é a consoada, que é na véspera de Reis, ou seja dia 5/1.
Lista de compras para o dia de Reis
- Romãs
- Bolo Rei