A rubrica “fútil não é inútil” vai no seu terceiro ano e tem mudado muito. Aqui fica o balanço de 2020 e os planos para 2021.
2020 foi um ano absolutamente atípico em todos os domínios. Apesar de com o crescimento do pequeno ter sentido que voltei a ter oportunidade de cuidar de mim novamente, a pandemia veio trazer uma conjuntura pouco favorável ao consumo de produtos de beleza e maquilhagem que alimentava esta rubrica.
Como fui sendo mais consciente da forma como consumo este tipo de produtos, fui também comprando menos coisas e tendo mais noção das coisas que gostei mais e funcionaram melhor para mim.
Como o meu objetivo nunca foi ser uma beauty blogger, mas sim ganhar mais consciência das minhas preferências e opções e perceber o que funcionava melhor para mim, houve categorias que mal encontraram um produto que satisfez os critéros, deixei de experimentar ou diversificar, o que me faz questionar a pertinência desta rubrica.
Decidi que em 2021 esta rubrica tal como está vai passar a ter um carater esporádico e não periódico. It got phased out! E como em 2020 experimentei menos produtos, sendo que a minha seleção de favoritos se mantem de resto igual à do ano passado, aqui fica a menção honrosa aos favoritos de 2020 e os produtos que estou “de olho” para 2021.
Favoritos do ano 2020
Houve apenas dois produtos novos que experimentei em 2020 que me echeram as medidas:
- Absolution Le Serum anti soif – Usei de manhã e à noite nas estações mais quentes e deixei de usar óleos por causa desta maravilha. No inverno preciso de algo mais forte para alimentar a pele, como um óleozinho bem cheiroso à noite.
- Batiste champo seco em castanho escuro. Eu era fã da Klorane que usei anos a fio, mas entretanto descobri esta marca que sendo muito mais barata é igualmente boa com a vantagem de ter mais cores à escola. Sold! 🙂
Wishlist 2021
Em 2021 e à medida que for terminando os produtos que já tenho, estou de olho nos seguintes produtos para experimentar.
Produtos “clean”, “bio” e orgânicos
RMS Living Luminizer Glow Quad Mini
Comprei e uso com frequência a versão anterior deste produto, mas esta seleção de cores vai mais ao encontro das minhas preferências e o estojo tem um espelho, algo que faz falta na versão que eu possuo.
Kosas Lip Fuel
Tenho lido ótimas reviews desta marca, mas o que mais me chamou a atenção foi este produto, porque um bom e prático batom que hidrata dá sempre jeito.
Kjaer Weis Fall Reset Kit
Esta marca já existe há uns anos no “high end” da marcas de cosmética natural e é raro ter kits. Esta parece-me uma boa opção para experimentar a marca em vários elementos, além do que, dado o prazo de validade dos produtos cosméticos e a sua menor utilização de produtos aditivos estabilizadores, as fórmulas tendem a não se aguentar muito para lá do prazo – ou seja, produtos mais pequenos têm vantagem porque provavelmete também não se estragam (tanto!)
Catarina Barbosa – Carolina Detox Mask
Encontrei esta marca portuguesa bio e “high end” por mero acaso quando procurava uma outra máscara que era também cara. Um site sugeriu que, uma vez que o produto que eu queria não estava disponível, que experimentasse este que era idêntico e fiquei super feliz de ver uma marca portuguesa bem referenciada. Assim que tiver oportunidade, experimento!
Kimberly Sayer of London – Ultra Light Facial Moisturizer SPF30
Há uns anos experimentei uma amostra e fiquei absolutamente fã, especialmente porque também tem SPF30 mas não fica pegajoso na pele. Por agum motivo acabei por não comprar este produto, mas em 2021, é o que pretendo usar na primavera/verão.
ILIA Beauty – Hello, Clean Makeup Kit
Esta marca é ótima, a julgar pelos produtos que já experimentei. Este kit bonito e muito user friendly fica significativamente mais barato que comprar os produtos individualmente e tem a vantagem de ter produtos mais pequenos (e que se acabam por estragar menos também). Talvez não se justifique comprar em 2021 para mim (não sei se já comentei, mas devo ter maquilhagem suficiente até a ano 2025), mas quem sabe para oferecer poderá ser uma boa opção.
Kjaer Weis – Cream Foundation
Sou fã e estou super satisfeita com o meu corretor de olheiras habitual da RMS (o uncover up) mas tenho vontade de experimentar esta marca há algum tempo e como o corretor também tem boas reviews, é uma possibilidade.
Jones Road Miracle Balm
Esta marca de “clean makeup” foi criada recentemente pela Bobbi Brown que fundou a marca de cosméticos que tem o seu nome. Tem os mesmos princípios estéticos que a marca “Bobbi Brown” que também aprecio muito, ou seja um look tendencialmente natural o “you, but better“. Acho que este produto multifunções em particular tem muito potencial 🙂
Vestige Verdant – Organic Peat Mask
ORGANIC PEAT MASK
Experimentei uma amostra há que tempos e nunca me esqueci: esta máscara é mesmo ótima! Durante uns tempos esteve inacessível, mas voltou a estar disponível agora.

Outros Produtos
A exceção à minha preferência por produtos orgânicos está nas situações em que preciso que um produto dure todo o dia sem precisar de ser retocado e sem ter de pensar muito no assunto: másara de pestanas (rímel, como se dizia no meu tempo!) e sombra de olhos em lápis ou stick (não requer aplicador e põe-se num instante em qualquer lado).

Charlotte Tilbury – lápis na cor amber haze ou golden quartz
https://www.charlottetilbury.com/us/product/colour-chameleon-golden-quartz
Tem excelentes reviews e é um bestseller desta marca.

Bobbi Brown – long wear cream shadow stick
Tem excelentes reviews e é um bestseller desta marca.