[ó da casa] o livro de receitas

Antigamente as nossas mães e avós tinham caderninhos de receitas escritos à mão, onde se escreviam as receitas boas, que se tinham pedido depois de provar algo muito saboroso ou que se passavam entre gerações. Eram normalmente as receitas que realmente se faziam e anotavam até serem “a receita da tia Aida” ou “a receita de família”.

Com o advento da internet e o mais fácil acesso aos livros de culinária essa tradição foi-se perdendo – mas não devia.

Sempre que quero fazer uma receita qualquer em casa a primeira coisa que faço, apesar de ter imensos livros de cozinha em casa, é procurar na internet.

Não há nada de errado com isso, mas a verdade é que quanto mais vezes fazemos uma receita melhor nos vai saindo e mais vamos refinando as instruções e “apurando a mão” e otimizando os processos. Adicionalmente, se formos fazendo mais ou menos as mesmas receitas vezes repetidas é mais provável que tenhamos os ingredientes necessários em casa. As vantagens são inúmeras.

Este mês peguei num caderno em branco e decidi ir juntando e anotando as melhores receitas que sei fazer e as que realmente uso de diferentes livros de cozinha (quem nunca comprou um livro de cozinha e acabou por fazer apenas uma (ou até nenhuma!!) receita desse mesmo volume??). Nos próximos meses, além de ir publicando as receitas que já faço de cor mas não tenho escritas vou tentar ir fazendo as receitas de dois dos meus livros de cozinha:

The how not to die cookbook (Michael Greger)

 

Mãe, quero mais! (Leonor Cício) 

O objetivo claro é aumentar o meu “espólio pessoal” de receitas saudáveis, mas também para ver quão exequíveis são estas receitas nos livros e se vale a pena adicioná-las ao meu caderninho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s