[Mãe!] Dicas para viajar de comboio com um bebé

Houve uma fase em que tive de viajar quase semanalmente com o João entre Porto e Lisboa. Aos poucos fui aprendendo alguns truques para tornar a nossa vida um pouco mais fácil; aqui ficam algumas dicas e coisas que são muito úteis.

Viajar sozinha com um bebé não é tarefa simples e pode assoberbar qualquer um. Por norma, as pessoas nos comboios são extraordinariamente simpáticas quando vêem alguém que viaja sozinha com um bebé, mas não se pode contar encontrar sempre alguém para nos ajudar com a mala etc. por isso mais vale simplificar e fazer tudo a contar que não vamos ter ajuda.

1. Criar uma rotina

No princípio eu ficava um pouco desorientada com “o que é que eu vou fazer três horas seguidas com o miúdo aqui no comboio??” e stressava um pouco. Com o tempo fui criando uma rotina, que embora saísse muitas vezes furada, sempre me ajudava a sentir algum controlo no processo.

A rotina era 1. sentar, instalar e pôr o bebé à janela (ele às vezes adormecia só assim, outras vezes tinha de dar de mamar para isso acontecer) 2. sesta do bebé (JR dormiu belas sestas de 30-45 minutos nos meus braços) 3. brincadeira: normalmente 1 brinquedo diferente para cada 10 minutos, mas às vezes menos. Também o tabuleiro é muito divertido para bater. 4. tempo deitado/muda de fralda 5. últimos cartuchos – vale tudo: leite? novo e mais acelerado rolemã de brinquedos? “cavalinho”? vídeo canal panda?

2. Comprar o lugar ao lado

Os bebés viajam gratuitamente na CP se forem ao colo dos pais até aos 3 anos, mas até aos 13 anos pagam apenas meio bilhete. Se tiverem a possibilidade, comprem o bilhete ao lado do vosso. Porquê? Porque evitam pessoas pouco compreensivas a viajar ao vosso lado, porque ficam com espaço para pôr coisas ou deitar o bebé de precisarem por exemplo de mudar uma fralda (indispensável o uso de resguardo nesse caso), porque têm como alternar entre a vista de janela e de corredor, porque se precisarem de preparar uma pequena refeição conseguem fazê-lo e porque ficam com maior liberdade de movimentos.

3. ter toalhitas húmidas à mão

Para limpar as mãozinhas que tocam em tudo e a seguir vão para a boca mas também o tabuleiro que é muito bom para fazer percussão, mas está sujíssimo, etc.

 

4. Ter tudo bem organizado num só saco de preferência

A qualquer momento precisamos de qualquer coisa; ter tudo no mesmo saco é importante porque é mais fácil transposrtar e a boa organização é fundamental porque a rapidez de acesso às vezes faz muita diferença no conforto do bebé.

 

5. Evitar horas de ponta

As pessoas tendem a ser muito compreensivas, mas se estiverem com pressa às vezes são rudes e indelicadas. Se possível viajar em alturas de pouco movimento, é melhor.

 

6. Deixar o ovo em casa

Cheguei a viajar com o ovo porque achei que poderia ser melhor para o bebé – mas é muito volumoso e acaba por desajudar. O pano de trazer o bebé é mais fácil de guardar, além do que serve de guarda sol e de mantinha.

 

7. Levar uma fralda de pano

Serve para múltiplas coisas: tapar do sol, servir de mantinha, de lençol, de almofada, para limpar o bolsado… Etc!

 

8. Não comprar bilhete na primeira ou última carruagem

Para as situações em que o comboio pára em sítios onde o degrau entre a carruagem e a gare é demasiado alto – essa maior diferença costuma acontecer nas primeiras ou últimas carruagens.

9. Just do it

Há coisas que parecem assustadoras mas que depois conseguimos ultrapassar e até resolvemos com alguma facilidade/leveza. Levar uma criança pequena numa viagem longa de comboio sem apoio de nenhum outro adulto pode parecer demasiado complicado ou difícil, mas faz-se. Força! 🙂 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s