[um ano a celebrar] [get your sh*t together] início da Primavera

Quando comecei este post era um pouco menos útil. Dizia que eu ia era pagar a alguém para limpar a minha casa depois de eu a arrumar e então ia trazer muitas flores bonitas coisas para alegrar a casa. Como as coisas mudam! Partilho ideias e recomendações para ter a casa tão limpa, isto é, tão pouco amiga do COVID 19 quanto possível.

Detesto fazer limpezas. Detesto. E também não sou a pessoa mais organizada do mundo. Na lógica de celebrações deste ano, já tinha decidido “preparar a chegada da Primavera”, mas assim em jeito de batota a contratar alguém para resolver o problema.

Agora que estou fechada em casa todo dia e não quero que venha ninguém cá a casa também, tenho sentido que arrumar as coisas e as ter limpas me dá alguma sensação de controlo numa circunstância em que pouco mais posso fazer (hello, POC!).

Épica limpeza de Primavera 2020

Uma das coisas que a DGS e outras entidades como a CDC têm vindo a lizer mais é a importância de lavar as mãos mas também de manter o nosso ambiente o mais limpo possível para evitar ser “amigo do virus”.

  

Limpeza em época de COVID19

  • As casas devem estar tão limpas quanto possível sendo de salientar a importância de limpar coisas em que tocamos diariamente como sejam os puxadores de portas, os interruptores e manípulos de armários, mesas e balcões.
  • Limpar também comandos e telemóveis com frequência.
  • Existe indicação de desinfetar superfícies (com lixíva na proporção de 1 para 49 de água, ou com álcool a 70º no caso da tecnologia e mobiliário), mas apenas após limpar as mesmas.
  • Estando todos mais tempo em casa acaba por ser necessário aspirar ou varrer e limpar o chão mais vezes também.
  • A indicação é sempre de proceder à higienização do mais limpo para o mais sujo, de cima para baixo e de dentro para fora.
  • Cá em casa seguimos as indicações que muitos hospitais estão a dar aos seus profissionais e a DGS dá aos cidadãos em geral e criamos uma “zona potencialmente contaminada” onde ficam as coisas que levamos à rua (sapatos, casacos, carteiras, carrinho de bebé). Levamos sempre o mesmo calçado e casaco e quando chegamos tiramos e deixamos à porta antes de irmos lavar as mãos e a cara. Protegemos esta zona com um banco que faz de barreira para o pequeno não ir passear para a zona potencialmente contaminada.
  • Trocamos a toalha de rosto todos os dias e usamos as toalhas mais pequenas (tamanho de toalha de bidé) para o bebé.

Algumas ideias úteis para a limpeza de primavera

O ideal é organizar antes de limpar, mas não sugiro fazer uma abordagem a la Maria Kondo onde se tira tudo do sítio e fica tudo em pantanas até se organizar perfeitamente, especialmente se não vivem numa casa grande.

O que tenho feito é dedicar um tempo todos os dias a uma divisão da casa e vou arrumando (ou revendo) o que tenho em estantes, gavetas e prateleiras e que muitas vezes já nem me lembrava. Um pequeno projeto de cada vez para não ficar assoberbada.

Tenho focado a importância de tirar coisas de onde elas podem apanhar pó ou ficar contaminada, tentando deixar as superfícies tão fáceis de limpar quanto possível.

Martha Stewart, a guru americana do housemaking tem uma secção enorme sobre limpezas, incluindo limpezas de primavera no website dela, e inclui vários documentos e checklists.

A autora (com uma POC muito mais elevada que a minha, mas à légua) sugere nas limpezas de primavera:

  • limpar paredes e tetos
  • reaplicar silicone para selar a banca e outras áreas de onde possa ter saído
  • aspirar e lavar tapetes
  • limpar o pó a prateleiras e livros
  • lavar almofadas e cortinados
  • lavar janelas, portas e persianas
  • limpar lâmpadas
  • limpar o pó da casa meticulosamente, incluindo sítios de difícil acesso ocmo o topo de armários
  • tratar a mobília de madeira com cera
  • limpar o frigorífico

A autora sugere ainda que é uma boa altura para verificar o kit de remoção de manchas (presentemente eu não possuo, o que vos dá já uma ideia que não sou “a dona de casa exemplar”) e para renovar lençóis, roupa de cama e a decoração de casa (mais a minha praia…)

Se esta lista não é suficientemente inclusiva para @ leitor/a, deixo um pdf em que D. Martha Stewart inclui coisas a fazer em cada divisão ou ainda este link com váaaaaarias checklists para durar várias quarentenas :))

Para o ano, mostro-vos o post que estava a preparar, mais na linhas deste infográfico…

A Primavera é uma época de recomeço e renascimento.

Feliz Primavera, cheia de saúde, cor e alegria!

Referências

Como_evitar_o_Virus– informação fantástica e detalhada da DGS!

CDC – Get your home ready

Your Ultimate Spring-Cleaning Checklist

Spring Cleaning Basics

Como limpar a casa em tempos de Covid-19? Veja se passa no “teste” da Direção Geral da Saúde

Recursos Adicionais

la_0407_spring_cleaning (pdf Martha Stewart)

https://www.marthastewart.tv/spring-cleaning (vários vídeos sobre esta temática)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s