[um ano a celebrar] Vem aí fevereiro!

Fevereiro é um mês “light” em termos de efemérides: S. Valentim e o Carnaval e está no papo. Fica a faltar as celebrações de aniversários e outras datas que serão mais pessoais. Se quisermos fazer algum desafio pessoal, sendo ou não cristãos, podemos ainda aproveitar a Quaresma para fazer alguma superação pessoal (hey… não seria eu se não falasse de desafios de 30/40 dias!).

  Vamos lá Fevereiro, estamos prontos para ti!

Em termos de celebrações, por muito que comemorar de forma espontânea e impulsiva tenha o seu charme, algum planeamento pode fazer os presentes que queremos oferecer chegarem a outro nívele também ajuda a que as festas se vivam de forma mais prolongada e feliz.

Como sou plenamente da tribo anti stress, aqui vai um par de ideias para vermos o que gostariamos de fazer nesta altura e como queremos comemorar estas datas.

Aniversários e outras comemorações pessoais

Em termos de preparação do mês a coisa poderá ser mais complexa ou mais simples; sugiro começar com uma listagem de todas as pessoas que fazem anos em fevereiro e o assinalar dessas mesmas datas na agenda ou telefone (é o método que eu prefiro – assim fica recordado permanentemente na cloud!).

Como vão querer felicitar as pessoas? Telefonando? Enviando uma mensagem? Ou a minha preferida, um postal?

É alguém próximo? Vão comprar presente? Fazer bolo? Preparar uma surpresa? Porque não despachar já tudo: uma ida ao shopping ou à baixa e ficam os presentes resolvidos de uma vez só (e provavelmente de forma mais barata do que indo comprar alguma coisa à última da hora…)

S. Valentim

Pessoalmente não sou fã desta efeméride, mas enfim, o que é que se vai fazer? Se é para aproveitar todos os momentos para celebrar, vamos a isso.

É um dia péssimo para jantar fora e este ano calha a uma sexta-feira, por isso a minha sugestão é um programa caseiro, acompanhado ou a sós (mas e daí eu sou uma quadradona, por isso…).

Vão querer convidar alguém? Fazer uma surpresa? Enviar flores? Enviar outro presente? Se fazem questão de jantar fora neste dia, pode não ser descabido fazer já uma reserva no restaurante da vossa escolha. E se quiserem ir mais lindos do que nunca, pode ser boa ideia ver que roupa têm e se precisa de ser arranjada/lavada/substituída (idem para marcações cabeleireiro e outras de cuidado pessoal). Se quiserem enviar flores ou uma coisa do género é ideal saberem que floristas disponibilizam esse serviço… E já agora: quanto custa! (pode ser surpreendentemente caro!

Carnaval

Enquanto vareira de gema devia ter vergonha de admitir que o carnaval não me diz nada… Ainda assim, tenho um filhote e parece-me a ocasião ideal para o mascarar de qualquer coisa adorável, por isso o meu plano vai passar por isso mesmo: disfarces e fotografias adoráveis para pôr no álbum dele. Sou pirosa, temos pena.

E vocês o que vão querer fazer? Vão organizar um jantar em casa? Sair com amigos? que opções de disfarce têm à mão de semear? Pode valer a pena fazer uma pequena visita à loja chinesa mais próxima, Flying Tiger ou a outra loja do género ou loja com artigos de festa para verem o que há e como podem estar preparados para qualquer ocasião!

Quaresma

Sendo religiosos ou não, observo convosco que quase todas as religiões do mundo têm periodos anuais (pelo menos uma vez por ano) em que se faz algum jejum e se pratica alguma contenção/sacrifício pessoal.

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas (dia 26/2 logo após o carnaval) e termina na sexta-feira santa (que este ano calha a 10 de abril. São quarenta dias que culminam num feriado e que são ótimos para um desafio pessoal que pode ser de abstenção ou de ação (não fazer ago vs fazer algo consistentemente). O que é que gostavam de mudar na vossa vida que possa começar de forma descomprometida durante  estes 40 dias no ano? 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s