Não é uma celebração, mas fazer estas coisas antecipadamente ajuda a que nenhuma celebração fique impossibilitada ou obscurecida!
Tratar de coisas fiscais e outras burocracias é uma seca. Ponto.
Ainda assim, fazer estas coisas com tempo (mas sem aspirações de grandeza, ou seja o objetivo não é fazer “bonito” é fazer como se o deadline fosse hoje) acaba por ser uma ótima forma de evitarmos ser apanhados desprevenidos com prazos com que não contavamos e que nos impedem de declarar tudo o que poderíamos ao IRS ou fazem com que tenhamos de pagar alguma multa.
Entre este fim de semana e o próximo é ideal usar uma manhã (ou outro período de tempo disponível) para:
- Finanças – declarar alterações ao agregado familiar;
- Finanças – verificar faturas e separar as faturas de saúde/verificar as receitas que temos
- O SNS online guarda as nossas receitas médicas eletrónicas do ano!
- Finanças – adiantar tanto quanto possível o e-fatura (as empresas têm ainda parte do mês de janeiro para declarar as faturas de dezembro, mas a maior parte do trabalho já fica feito!)
- Segurança Social – verificar se há alguma coisa pendente (relativamente a licenças de parentalidade, ou outras questões) – havendo alguma coisa a tratar na SS, o ideal é agendar o atendimento na loja do cidadão ou outro local conveniente, para se evitarem filas e horas de espera.
- Se pretendem viajar este ano: vale a pena tirar já o cartão europeu de saúde (se se tiver que deslocar a uma loja do cidadão, pode matar 2 ou 3 coelhos com uma seca, quer dizer, cajadada).
- Saúde: têm algum problema de saúde/exames para fazer ou agendar? Conseguem fazer isso online? Se não, toca a telefonar 🙂
A minha estratégia pessoal é pôr uma sitcom palerma a dar e ir fazendo este trabalho.
Ajuda (embora não seja indispensável) ter um leitor de cartões para se aceder a serviços públicos online com o cartão de cidadão.