O dia de Reis tradicionalmente marca o final das festividades de natal/ano novo.
Come-se bolo rei e repete-se o menu da consoada (bem… mais ou menos que a opulência da consoada só tem uma vaga no calendário…) e arrumam-se as decorações de natal. É o final de uma era, por assim dizer – ou pelo menos de uma quadra!
Cá em casa o bolo rei serve-se fatiado e torrado no forno (porque aproveitamos o que nos sobrou) com um chazinho de especiarias.
Por outro lado há uma tradição engraçada em algumas partes do país: no dia de Reis deve comer-se uma romã, cortar a coroa e trazer-se a mesma na carteira para que todo o ano se tenha dinheiro. E esta hein?
Ainda noutros sítios do país acredita-se que ter uma romã em casa no Dia de Reis augura fortúnio ecoómico para o ano que começa; outros ainda, referem que no dia de Reis se deve comer romã para dar sorte, mas se deve ter especial cuidado para que não caiam bagos.
Por todo o lado existem concertos e festividades nesta época, pelo que pode ser uma boa oportunidade para se assistir a comemorações também fora de casa, a Time Out Lisboa tem uma lista extensiva de ideias a este propósito.