De vez em quando faço um reset na minha resolução de deixar de comer doces e faço um desafio de um mês sem açúcar adicionado. Continua a ser difícil, mas ao longo do tempo tenho adquirido alguns truques e estratégias que facilitam o processo.
No último ano e meio reduzi drasticamente a quantidade de açúcar que consumo, o que teve excelentes consequências na minha saúde e bem estar, desde uma grande perda de peso a um humor menos flutuante, etc. Mas como em qualquer adição é fácil retornar a velhos hábitos que se formaram durante anos e criaram a ideia que o consumo de um doce pode melhorar uma situação menos boa.
No meu caso em especial, basta haver um pouco de stress e rapidamente surge a vontade quase incontornável de comer bolachas, bolos, gelados ou chocolates.
O que tenho aprendido nos últimos 18 meses (embora por vezes me esqueça destas aprendizagens) é o seguinte:
- É inútil e mesmo contraproducente fazer uma semana “preparatória” em que como todos os doces que me apetece em jeito “de despedida”. Quanto mais açúcar se consome, mais difícil é deixar de consumir, por motivos psicológicos, bem com fisiológicos.
- A ausência de açúcar processado, quando o consumo é regular, tem impacto na bioquímica do nosso corpo. Isto significa que pode haver uma maior ansiedade e irritabilidade (previsivelmente nas duas primeiras semanas, antes de as coisas melhorarem), alguns tremores e dificuldade em dormir, desarranjos intestinais, etc. É uma espécie de ressaca. Tudo passará e do outro lado deste processo está uma vida um pouco mais equilibrada e saudável. A ansiedade e irritabilidade passam e o humor tende a ficar melhor do que quando dependente do consumo de coisas açucaradas: é só uma questão de aguentar.
- Ter estratégias nutricionais para os momentos em que os cravings vão surgir é muito importante. Isto essencialmente requer reflexão e experimentação de diferentes opções de snacks e estratégias. Pessoalmente o que resulta comigo é:
- Não me deixar ter fome; quando fico com alguma fome como o que me apetece (desde que não contenha açúcar processado)
- alimentos que tendem a ajudar bastante:
- frutos secos tipo noz, amêndoa, avelãs, etc.
- fruta
- pão
- chá, cevada ou café
- Em situações mais difíceis um copo de sumo de laranja ajuda porque, mesmo sem açúcar adicionado, tem muita glicose
- Snacks preferidos:
- banana com manteiga de amêndoa
- papas de aveia com canela, tâmara e sementes
- quadrados de massa folhas com pedaços de maçã assada e canela
- gelado feito só com fruta moída
- Beber bastante água ajuda a lidar com o hábito de comer, porque oferece uma alternativa comportamental em alguns momentos mais difíceis. Água das pedras/com gás também ajuda bastante quando uma pessoa tem uma enorme vontade de beber uma bebida açucarada.
- Apostar mais na retirada do sabor doce da alimentação habitual do que na substituição por um adoçante ou substituto é uma estratégia que tem melhores resultados.
- Não obstante, convém ter um substituto para o sabor doce, para ocasiões mais difíceis. Há quem use adoçantes industriais, mas eu pessoalmente uso xarope de tâmara (tâmaras descaroçadas e demolhadas batidas numa liquidificadora com água e limão) porque é bastante natural e porque não dá para aplicar a muitas coisas, ao mesmo tempo que é bem docinho.
- Ver vídeos e ler artigos sobre os malefícios do açúcar diariamente ajuda a manter a motivação e o foco.
- Lidar com o stress de forma diferente: criar intervalos regulares no trabalho; praticar mindfulness o mais possível, etc.
- Já não uso esta estratégia há imenso tempo, mas houve uma altura em que usava uma estratégia bem comportamental para esta missão, atribuindo-me uma estrelinha que pendurava num quadro de cortiça de cada vez que conseguia um dia sem consumir açúcar.
- Ler bem os rótulos de toda (toda incluindo coisas que não se ache que é possível que tenham açúcar, como sejam batatas fritas…) a comida que se compra e aprender as outras palavras que existem para “açúcar”, seja xarope de milho concentrado, palavras acabadas geralmente em “ose”, etc.
Estas são as estratégias que já experimentei e que resultaram comigo. No próximo mês de reset vou também acrescentar:
- consumir sempre sopa ao almoço e jantar e consumir um smoothie de fruta e vegetais de manhã, para me certificar que estou a consumir água, fibra e vitaminas em quantidade suficiente – suspeito que podem ajudar a que os sintomas de abstinência sejam mais facilmente ultrapassados.