[Fútil não é Inútil] Balanço do ano 2018

Comecei esta rubrica porque notei que as coisas em que eu gosto de gastar dinheiro são essencialmente produtos de beleza e maquilhagem que eram coisas que me entusiasmavam, mas que depois (à la consumismo) nem sempre acabava por utilizar muito. Esta rubrica, que foi um excelente passatempo, ajudou-me de várias formas nos meus consumos nesta área.

No início do ano tinha um stash de coisas novas para usar. Dezembro e as promos de natal, mais o facto de fazer anos em janeiro tinha-me deixado mentalmente com a ideia não só que podia acrescentar umas coisinhas ao meu conjunto de produtos testados e aprovados, mas também uma série de coisas novas.

Foi um bocado demais, sejamos honestos.

Mas depois de estar o “mal” feito, decidi começar a anotar as minhas opiniões sobre os produtos, sobretudo para não me estar sempre a questionar qual o produto que mais prefiro para x ou y, e depois errar na seleção quando no passado já tinha acertado…

Nos primeiros 6 meses praticamente só usei o que tinha comprado no frenesim de dezembro-janeiro.

À medida que o tempo foi passando fui-me tornando mais consciente, e fui sendo mais sistemática nas coisas que usava, oferecendo também bastantes produtos que não estava a utilizar ou que não tinha gostado tanto a amigas que pudessem usufruir deles – e assim estragar menos coisas, que é algo que me deixa sempre feliz.

Screen Shot 2018-04-25 at 08.53.04.png

Redescobri o site EWG’s skin deep de segurança de produtos cosméticos e tentei incorporar sempre esta preocupação nas minhas opiniões; o Michael Greger dos Nutrition Facts viria a concordar em novembro deste ano que de facto há razões para considerar estas questões da segurança nos cosméticos.

Assim, percebi que as coisas que me sobressaem como mais importantes num produto de beleza são:

  • A eficiência do produto
  • Se é seguro
  • O cheiro, textura e beleza da embalagem
  • Se é orgânico
  • O preço (embora não me importe de pagar um pouco mais por uma coisa que me encha as medidas)

Ou seja, não gosto de estar muito tempo por dia à volta destas questões, porque apesar de tudo gosto de uma abordagem “low maintenance“; talvez por isso mesmo é importante para mim que a experiência seja positiva/prazerosa e com resultados que durem preferencialmente todo o dia, sem grande esforço.

O processo de fazer estes comentários durante o ano foi bastante orgânico e natural para mim. Serviu muito para me relaxar de distrair quando estava cansada ou não me apetecia fazer outro tipo de trabalho; não tem nada a ver com nada mais que faço na minha vida e não requer mais materiais do que o meu pc e uma ligação à internet, por isso foi algo que fui fazendo com regularidade e satisfação.

Paradoxalmente, sinto que é cada menos apelativo para mim ir a lojas de maquilhagem, que era algo que me dava mesmo muito prazer e onde gastava algum dinheiro (o que faz muito pouco sentido considerando que no dia a dia quase não uso maquilhagem!). Comecei a interessar-e mais por produtos dermatológicos e que fossem bons para a pele em geral. Esta mudança foi natural, mas faz-me particular sentido: os resultados são mais duradouros, não borratam e diminuem a necessidade do uso de maquilhagem.

Não obstante, sinto que em geral, todos os meus hábitos pessoais estão a tornar-se mais low maintenance, mesmo sem deixar de tentar encontrar os melhores rituais ao preço mais baixo e com a maior segurança possível, especialmente usando sempre que viável produtos orgânicos. (Mas é  possível que depois de nascer o João perceba que afinal não era tão low maintenance quanto isso :))

Hoje em dia é também muito mais fácil para mim manter uma pele bem tratada que não requer grandes cuidados e as pequenas coisas de manhã correm bem mesmo sem grande esforço. Tudo está montado para que eu me oriente mesmo nos dias em que estou muito desorganizada e apressada.

Gostava de transferir esta sensação para outras áreas da minha vida, pelo que esta técnica de refletir sobre uma área de forma sistemática parece ter alguns benefícios muito claros. Recomendo!

Favoritos do ano 2018

Sempre gostei de produtos de beleza e de experimentar coisas novas, mas este ano decidi refletir de forma sistemática no que já tinha e que entretanto comprara com o objetivo de simplificar ao máximo com os produtos mais eficientes que encontro.

Aqui fica a lista de produtos aprovados por Leninha neste processo.

Banho

jason-lavender-wash

Jason Lavender Body Wash – é orgânico e uso como gel de banho e como champô: o cabelo fica limpo e o couro cabeludo agradece os bons tratos.

organic-aloe-vera-84_-conditioner-473ml-_jason_

Jason Aloe Vera Conditioner – também orgânico e super eficaz para deixar o cabelo macio e brilhante. Antigamente usava máscaras de cabelo, mas deixei-me disso quando deixei de pintar o cabelo porque… deixei de precisar 🙂 #win Experimentei outros aromas deste produto, nomeadamente pêssego e lavanda e embora o amaciador de aloé vera continue a ser o meu preferido, os restantes são também muito bons.

John Frieda tratamento de cor “visibly deeper” – Este tratamento de cor uniformiza o tom do meu cabelo (um ano depois de ter deixado de pintar o cabelo, ainda se nota qb onde é que começa e acaba a secção que já foi pintada e a outra que está “virgem”) e deixa-o super brilhante. É ótimo e rende bastante, ficando o cabelo com um tom um pouco mais quente que o seu habitual.

81YhGdAT0NL._SX425_

Esfoliante da Rituals – Ritual de Dao – às vezes uma pessoa quer sentir-se fina e usar um produto chique no banho. ponto. Também me lembra o cheiro de férias no Algarve e é macio e esfoliante ao mesmo tempo, o que não desajuda.

beauty-products-skin-2014-the-body-shop-satsuma-body-polishSatsuma Body Polish da Body Shop  – a esfoliação é boa, mas essencialmente o cheirinho a tangerina é fantástico!

Hidratação – Gostaria de poder usar o óleo da Caudalie todos os dias, mas fica demasiado caro; em vez disso uso óleo de côco simples (daquele que também dá como ingrediente na cozinha). É bem mais barato, dura imenso, é seguro e orgânico e cheira super bem. É tão #win que nem dá para contra-argumentar.

Cuidados de Rosto

p_550x550

Água Micelar Bioderma – compro em grandes quantidades para poupar a longo prazo e tenho duas embalagens com doseador que não dispenso (porque apesar de na altura terem sido um pouco mais caras, dá para reaproveitar de cada vez que renovo o stock e assim o produto dura mais tempo). Uso todos os dias e é abençoadinha para tirar maquilhagem ou só para limpar a pele. A minha nota mental é experimentar a água micelar para bebé desta marca que fica ainda mais barata – se fizer o mesmo o efeito… #win

Seafresh_Paste_600.jpg

Pasta de dentes Jason Sea Fresh – orgânica, com excelente pontuação no EWG Skin Deep, excelente sabor e faz o seu trabalho muito bem. Gosto muito!

  • Óleo Divino Caudalie – não é barato mas dura uma eternidade. Cheira muito bem e é polivalente. Uso na cara e não fica oleosa nem peganhenta, mas fica com ótima luminosidade.

Outono/Inverno:

lipbalm_shop13399562964fde1c48d5a44.jpg

  • Batom de cieiro da Amazingy é barato, é simples e resulta. Não tem óleos minerais (parafinas e afins) e além de hidratar, trata bem aquelas gretazinhas desagradáveis que às vezes aparecem no inverno.

ILIABEAUTY_ArabianKnights.png

  • Batom hidratante colorido ILIA na cor Arabian Knights – no inverno, batons de cieiro com óleo mineral (vaselina, etc.) tendem a fazer-me ficar com mais cieiro, pelo que tive de encontrar uma alternativa simpática e orgânica. Este produto é super hidratante, tem uma cor que é discreta (mas que dá para reforçar se não for esse o objetivo) e dá para usar quer nos lábios quer nas bochechas.
  • Hidratante Dr Haushka de Rosas light (é carote mas vale a pena, embora esteja sempre à procura de um substituto mais em conta…) – uma boa alternativa bem mais barata é o Dr Organic virgin olive oil day cream

Primavera/Verão:

444811-creme-vitaminado-otimizador-cenoura-30-ml-ltr-logona_1

  • Logona Creme Vitaminado Otimizador Cenoura  – a textura é ótima e o creme tem uma ligeira pigmentação amarela que deixa a pele com um ar douradinho e saudável. Não sei se as vitaminas do creme fazem alguma coisa de facto à pele, mas que tenho sentido a pele mais bonita, tenho. E é orgânico!

kimberly-sayer-ultra-light-organic-facial-moisturiser-spf30-120ml.jpg

  • Kimberly Sayer ultra light facial moisturizer SPF 30 – Apesar de só ter experimentado uma amostra, achei o produto muito bom: é leve e bem hidratante, o que é uma combinação pouco usual; ao mesmo tempo, tem SPF 30 (o que é uma forte vantagem face ao da Logona) e é também orgânico. Não lhe encontro defeitos, por ora (talvez tenha de experimentar uma embalagem inteira antes de lhe dar um 100%, mas ainda assim, merece o destaque!)

la-roche-posay-anthelios-bruma-fresca-anti-brillos-spf50-75ml

  • Protetor Anthelios Bruma Fresca Invisível (ROC) – Muito fácil de usar, cheira bem e é muito eficaz, protegendo de raios UVA e UVB.

purifyingMáscara Purificante da Caudalie – máscara de limpeza/argila que não seca a pele e cheira super super bem a lavanda e outras plantas, que é algo que ajuda sempre a esperar que a máscara endureça.

341697_in_pp

Spray de água termal Avène – especialmente no verão, estas latinhas são de uma enorme mais valia, sendo mais práticas que um spray normal. Não são baratas, mas na altura da onda de calor de 2018 foram super úteis.

Outros cuidados

JMO

  • John Masters Organics – creme de mãos de limão e gengibre – é bastante polivalente (já tem servido para pôr nos lábios quando estou mais aflita com cieiro e não tenho batom à mão) e o mais importante: não irrita as minhas mãos que têm uma pele bem esquisitinha no que toca a cremes.

castelbel-wild-florals-cactus-pear-bar-soap-by-world-market

  • Castelbel sabonetes – Não são orgânicos, mas são de uma marca nacional que ainda por cima é portuense e que é conhecida em todo o mundo como uma marca de qualidade associada ao luxo. Os sabonetes não são caros (se forem comprados em Portugal – se virem na Amazon, upa upa) e além de bonitos têm um cheiro para lá de incrível.

Maquilhagem

how-to-use-rms-un-cover-up-3jpg

  • RMS Uncover up 11 – base e corretor de olheiras que pode ter uma textura mais acentuada ou mais leve conforme se prefira aplicar.

165-vinoperfect-fluide-light-product_1.jpg

  • Fluído com Cor Pele Perfeita FPS20 Light – não oferece cobertura total da tez (vêem-se perfeitamente as minhas sardas, que é algo que eu aprecio), mas a cor da pele fica mais uniforme: ou seja é o efeito “a minha pele, mas um pouco melhor” e tem SPF 20 incluído.

fotoprotector-isdin-sun-brush-mineral-spf30-4g

  • Pó/protetor solar ISBN SPF30 – Matifica e protege do sol ao mesmo tempo; costumo trazer na carteira no verão.

Screen Shot 2018-06-29 at 17.27.50.png

  • Sombra em stick à prova de água da Lancôme na cor violet èternel. Experimentei de outras marcas e é a minha preferida até agora (eram as da Make Up Forever, mas foram descontinuadas no formato stick…)

RMSB0071F_1_L

  • RMS Highlighter Magic Luminizer – orgânico, seguro e discreto. Dá cor e hidrata ao mesmo tempo.

162075_Hypnose_Doll_Eyes_Waterproof

  • Lâncome Rímel Doll Eyes à prova de água é a mascara até agora que prefiro. Pode dar um ar mais natural ou mais dramático dependendo da aplicação e não borrata ao longo do dia. Ao mesmo tempo, não é extraordinariamente difícil de retirar à noite.

ILIABEAUTY_NobodysBaby.png

  • Batom ILIA na cor “not your baby” é um excelente batom com uma cor super natural, hidrata e dá cor.

chanel

  • Verniz Chanel na cor New Dawn para quando a ocasião requer unhas pintadas – se não (e não estou com o meu glitter da silly season), uso as unhas mesmo sem verniz ou então verniz transparente da Zoya (porque é orgânico)

Zoya_Fast_Drops_Drying_Drops_0.5oz_450___400.jpg

  • As Fast Drops da Zoya secam o verniz muito mais rapidamente sem o deixarem mais frágil ou baço, o que para uma pessoa impaciente e desastrada como eu faz muita diferença – yes please.

2238630.jpeg

  • Zoya Removedor de Verniz é muito eficaz a tirar o verniz mas não deixas as unhas quebradiças.

Cabelo

  • Tabitha amber rose 4 in 1 conditioner  é um produto que serve como condicionador, como tratamento de escalpe, como serum para as pontas ou um tratamento para o cabelo. O cheiro é bom, e a eficácia do produto como hidratante das pontas é fenomenal, com muito pouco produto. Além de tudo: é orgânico!

klorane-aveia-champo-seco-cabelo-escuro

  • Klorane Champô Seco Cabelo Castanho a Castanho Claro – é um must na minha vida, desde que decidi lavar o cabelo menos vezes por semana para ver se reduzia os danos que lhe andei a inflingir anos a fio com pinturas e descolorações. É o melhor que já experimentei até agora. Ponto.

Wellness e tratamentos

oleo-essencial-alfazema-bio-10ml-dr-organic.jpg

  • Óleo essencial de lavanda Dr Organic (porque não há problema de o pôr em contacto com a pele ou misturado em óleos, o que nem sempre acontece com outras marcas!) – é calmante e cheira bem, check e check.

Comprar mais barato…

  • É nos coffrets das ocasiões especiais, especialmente no natal em todo o lado. Costuma haver promoções até dizer chega, pelo costuma valer a pena fazer compras de estética e cosmética nos meses de novembro a janeiro. (mas também há boas promos na altura do dia da mãe, dia do pai e dia dos namorados; no verão começa a surgir também uma boa época de saldos nesta área)
  • Quando se é cliente de uma loja ou marca, na altura do aniversário é frequente haver um descontozinho amigo.
  • Alguns websites são conhecidos por venderem produtos com desconto, é o caso da Notino.pt
  • Compensa muito comprar alguns produtos na Amazon, mesmo tendo de se pagar portes (por norma compro este tipo de coisa na amazon.co.uk) – nestes casos opto por comprar em maior quantidade para poupar no transporte. A regra costuma ser encontrar produtos que tendem a ser encarecidos por impostos nacionais ou porque as lojas se aproveitam de serem as únicas a vender dessa marca, mas que na origem até nem são nada de outro mundo (exemplos de marcas: John Frieda e TiGi)
  • Se há uma marca de que gosto muito, procuro saber se existe um programa de pontos que dê descontos ou um cartão de cliente com a mesma finalidade (a Caudalie, por exemplo tem)
  • No Porto, a farmácia do Arrábida Shopping costuma praticar preços mais atrativos que os restantes sítios, além de ter sempre imensas promoções.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s