Percebi com este mês em que estive de baixa que eu não sou work-a-holic, sou busy-a-holic. Eu não passo assim tanto tempo a trabalhar, mas passo imenso tempo ocupada: conclusão, fico com a impressão de que trabalhei muito, mas não produzo ao mesmo nível.
Então, este mês decidi que vou limitar o meu “screen time” a 1 hora de diversão e 5 horas de trabalho no máximo por dia.
Talvez não pareça, mas vai-me ser super difícil!
Aparentemente, não estou assim tão desenquadrada da minha geração: existe uma panóplia de apps para esta finalidade:
- Limit your screen time with these six apps for iPhone and Android
-
How to use Apple’s new Screen Time and App Limits features in iOS 12
No entanto, tenho encontrado pouca coisa no sentido de limitar screen time no pc bem como no telemóvel, pelo que vou tentar maximizar o uso da plataforma Rescue Time de que já disponho há uns anos.
Benefícios
Acredito que este esforço vai ter muitas vantagens: pôr-me mais em contacto com as pessoas de que eu gosto, fazer-me mexer fisicamente mais, ajudar-me a atingir mais objetivos e reduzir o stress.
Acredito que vai ser muito importante para quando o miúdo nascer eu já ter algum deste treino (tenho visto imensos vídeos sobre puericultura e apesar de nunca aparecer referido por profissionais de saúde, as youtubers referem frequentemente que lhes dá muito jeito usar o telemóvel enquanto amamentam – não me parece ideal, na lógica de criar um vínculo com o puto nesse momento, e acho que reflete o quanto estamos viciados no screen time…).
Outras pessoas já escreveram sobre o assunto:
- Cutting Down Screen Time Means Better Health and Grades for Kids
- 4 Amazing Benefits of Reducing Your Screen Time
- 5 Benefits of Limiting Screen Time
Desafios
Antevejo muitos desafios porque o vício é real!
Acredito que vou ter de deixar o online gaming porque em uma hora de entretenimento não vai dar para a) ver redes sociais e b) jogar (e acho mais importante a do que b).
Quanto ao online gaming, o site PsychCentral sugere algumas técnicas, mas foca a importância de fazer as coisas gradualmente (não funciona para mim…), já a Wikihow refere a necessidade de arranjar outro hobby (quase qualquer outro hobby seria melhor…) e sugerem que se peça ajuda a um amigo; noutro artigo online, a Wikihow sugere limitar o número de horas no pc por dia – o que me parece fundamental para mim que ando sempre com o pc atrás! Finalmente ainda noutro artigo, a Wikihow refere ainda “Most importantly, solve the root problem which is causing you to turn to video games as a vice”
Dito isto, está na hora de avançar com a coisa e inacreditavelmente com a escrita deste post + tempo em que estive online ontem à noite depois da meia noite, a 1h de entretenimento está quase completa (ultrapassada?).
Bom, wish me luck!
One thought on “[D30D] um mês com tempo de ecrã limitado”