[D30D] um mês com tempo de ecrã limitado

Percebi com este mês em que estive de baixa que eu não sou work-a-holic, sou busy-a-holic. Eu não passo assim tanto tempo a trabalhar, mas passo imenso tempo ocupada: conclusão, fico com a impressão de que trabalhei muito, mas não produzo ao mesmo nível.

Então, este mês decidi que vou limitar o meu “screen time” a 1 hora de diversão  e 5 horas de trabalho no máximo por dia.

Talvez não pareça, mas vai-me ser super difícil!

Aparentemente, não estou assim tão desenquadrada da minha geração: existe uma panóplia de apps para esta finalidade:

No entanto, tenho encontrado pouca coisa no sentido de limitar screen time no pc bem como no telemóvel, pelo que vou tentar maximizar o uso da plataforma Rescue Time de que já disponho há uns anos.

Benefícios

Acredito que este esforço vai ter muitas vantagens: pôr-me mais em contacto com as pessoas de que eu gosto, fazer-me mexer fisicamente mais, ajudar-me a atingir mais objetivos e reduzir o stress.

Acredito que vai ser muito importante para quando o miúdo nascer eu já ter algum deste treino (tenho visto imensos vídeos sobre puericultura e apesar de nunca aparecer referido por profissionais de saúde, as youtubers referem frequentemente que lhes dá muito jeito usar o telemóvel enquanto amamentam – não me parece ideal, na lógica de criar um vínculo com o puto nesse momento, e acho que reflete o quanto estamos viciados no screen time…).

Outras pessoas já escreveram sobre o assunto:

Desafios

Antevejo muitos desafios porque o vício é real!

Acredito que vou ter de deixar o online gaming porque em uma hora de entretenimento não vai dar para a) ver redes sociais e b) jogar (e acho mais importante a do que b).

Quanto ao online gaming, o site PsychCentral sugere algumas técnicas, mas foca a importância de fazer as coisas gradualmente (não funciona para mim…), já a Wikihow refere a necessidade de arranjar outro hobby (quase qualquer outro hobby seria melhor…) e sugerem que se peça ajuda a um amigo; noutro artigo online, a Wikihow sugere limitar o número de horas no pc por dia – o que me parece fundamental para mim que ando sempre com o pc atrás! Finalmente ainda noutro artigo, a Wikihow refere ainda “Most importantly, solve the root problem which is causing you to turn to video games as a vice

Dito isto, está na hora de avançar com a coisa e inacreditavelmente com a escrita deste post + tempo em que estive online ontem à noite depois da meia noite, a 1h de entretenimento está quase completa (ultrapassada?).

Bom, wish me luck!

One thought on “[D30D] um mês com tempo de ecrã limitado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s