Em novembro a minha vida tornou-se um pouco menos caótica e comecei a preparar-me melhor para a chegada do bebé. Todos os meus hábitos pessoais estão a tornar-se mais low maintenance, mesmo sem deixar de tentar encontrar os melhores rituais ao preço mais baixo e com a maior segurança possível, especialmente usando sempre que possível produtos orgânicos.
Escala de segurança do site EWG’s skin deep:
Elancyl Creme de firmeza
Hidrata muito bem, mas demora a ser absorvido e não tem um cheiro espetacular. É eficaz, mas fico com a pele pegajosa: não é o meu preferido, embora nesta fase em que tenho a pele da barriga muito esticada tenho usado com mais afã. No início da gravidez mantive-me a usar o produto porque sou teimosa e porque apesar de ter comprado em promoção na Wells, ainda assim foi para o caro, mas é pouco provável que volte a adquirir.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Caudalie Óleo Divino
Hidrata, não deixa a pele pegajosa e cheira divinalmente. É ótimo e pessoalmente aprecio este cheiro especialmente no outono. A embalagem é mais ergonómica que a generalidade dos óleos que se compram em farmácia (aquelas embalagens quadradas não são muito fáceis de usar para quem tem mãos pequenas como eu) e tenho usado quer no corpo quer na cara ao final do dia (estou a tentar simplificar as minhas rotinas…).
O cheiro permanece até ao final do dia e a pele fica super hidratada; na cara a pele fica com um ar luminoso mas não oleoso.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Caudalie Perfume Divino
Comprei este produto porque apesar de achar que o meu perfume chegaria até ao natal não calculei bem e acabou no início de novembro. Escolhi este porque… bom… combina com o óleozinho e eu achei que seria boa ideia, o que é que eu posso dizer mais?
O único defeito que lhe encontro é que não dura tanto como outros perfumes e ao final do dia já não sinto que este perfume se note; compensa o facto de usar o óleo que combina para fazer o aroma durar mais tempo.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Natures Aid – Triple Strength Rose Water
Comecei a usar este produto antes do serum à noite na vez da “essência” que é, tanto quanto me é dado a perceber, uma águinha com um uns ingredientes que às vezes são rosa, uva, ácido hialurónico etc. Ocorreu-me quando estava a tentar perceber esse conceito de origem coreana que no ocidente também já usamos uma cena parecida há centenas de anos: água de rosas!
Os preço são completamente diferentes, sendo esta opção quase caseira, que é também usada em algumas receitas de culinária, muito mais barata que a versão coreana.
Este produto foi mandado vir da Amazon porque era “Amazon’s Choice” e porque o único ingrediente é água de rosas (frequentemente na água de rosas há outros ingredientes que não são só água e rosas…).
No site EWG’s skin deep não aparece esta marca, mas a água de rosas como ingrediente obteve uma classificação de 1 numa escala de 1 (menos perigoso) a 10 (mais perigoso).
Fluído com Cor Pele Perfeita FPS20 Light
Finalmente encontrei um hidratante com cor que me satisfaz! Depois de experimentar algumas bases e BB cremes que deixaram ou completamente insatisfeita com com aquela sensação “ah, poderia ser melhor…”, este consegue atingir os objetivos que eu procurava.
Ou seja: não oferece cobertura total da tez (vêem-se perfeitamente as minhas sardas, que é algo que eu aprecio), mas a cor da pele fica mais uniforme: ou seja é o efeito “a minha pele, mas um pouco melhor”. A cor do fluido é um pouco amarelada, o que resulta bem para a minha pele, porque fica com um ar mais para o dourado que eu aprecio e tem SPF 20 incluído.
Há uns tempos tinha tentado usar a versão deste produto sem cor como hidratante, mas não correu tão bem: sem a ajuda de outro produto hidratante deixa a minha pele um pouco seca e a repuxar – por cima de um creme hidratante melhor, fica impecável!
Originalmente tinha dado 5 estrelas a este produto, mas a constatação que tenho de lavar as mãos depois de utilizar o creme, porque se não o fizer e depois inadvertidamente tocar nos olhos estes ficam irritados, levou-me a baixar a pontuação do mesmo.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo, no entanto, a versão “sem cor” deste produto obteve uma classificação de 5 numa escala de 1 (menos perigoso) a 10 (mais perigoso).
RMS Magic Luminizer
Este iluminador (highlighter) é um “irmão” do famoso “living luminizer” da mesma marca, mas esta versão tem um toquezinho dourado claro, que funciona mesmo muito bem no meu tom de pele, que é quente com subtons de amarelo / verde azeitona.
Gosto deste tipo de produtos que tem um pouco de cor mas na verdade funciona também como uma forma de tratamento/hidratação da pele.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo, embora façam a avaliação de um produto similar, o “Living Luminizer”, que obteve 4 numa escala de 1 (menos perigoso) a 10 (mais perigoso).
Lancôme Hipnôse Mascara Waterproof
Comprei este produto por engano: achei que estava a comprar a minha preferida “doll eyes” à prova de água desta marca, mas quando abri o produto em casa percebi que a escova não era a que eu pensava que era…
Não é má, mas não é espetacular. Penso que antigamente se chamava “Definicils” e depois a marca fez um rebranding para este nome e esta embalagem.
Vantagens: dura imenso e não borrata. A escova separa bem as pestanas, embora não as alongue tanto como eu gostaria.
Desvantagens: não se nota por aí além (às vezes não nota de todo) e demora imenso tempo a tirar mesmo com água micelar… Da mesma marca, além da Doll Eyes, penso que a Hipnôse mesmo sem ser à prova de água é melhor que esta.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
RMS eye polish na cor seduce
A cor é linda e supostamente o produto também dá para usar para fazer contorno, além de pintar a pálpebra, mas para mim não resulta bem como maquilhagem, porque a a cor nunca fica muito tempo na minha pálpebra.
Tenho usado como creme de olhos com cor (pela composição é essencialmente óleo de côco, cera de abelha, manteiga de cacau e coisas deste género) e como base de outros produtos à prova de água que tendem a ser um pouco mais agressivos. No entanto, não pretendo voltar a comprar.
No site EWG’s skin deep o produto obteve uma classificação de 1 numa escala de 1 (menos perigoso) a 10 (mais perigoso).
Chanel verniz na cor New Dawn
Se se pode dizer uma coisa da Chanel é que esta marca sabe trabalhar com cor. Mesmo. A qualidade do verniz em si não é espetacular, mas em termos de cor, fica clássico com um toque moderno e com imensa classe.
Comprei este produto num aeroporto porque nem todas as coleções que aparecem nas lojas portuguesas em destaque são as mesmas de outros sítios e já andava de olho nele há algum tempo. O facto de que qualidade do verniz em si não ser genial (são sempre precisas duas camadas, lasca com facilidade… etc.) leva-me a pensar que de futuro vou pegar na cor da marca que eu gostar mais e vou procurar alternativas de outras marcas mais especializadas, que ainda por cima costumam ser mais baratas.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Óptimo artigo, como sempre.
Considera que, com um bebé recém-nascido, é bom evitar qualquer espécie de perfume, já que os bebés têm o olfacto muito apurado e o usam para se guiar também no mundo à sua volta (por exemplo, na amamentação).
LikeLiked by 1 person
Olá! É uma ótima questão – não sou profissional de saúde, suponho que o ideal é questionar o/a médico/a ou outro especialista de puericultura. Da minha parte vou fazer isso 🙂 **
LikeLike