[2018 poupado] No resto de 2018 vou tentar ser mais poupada

OK, o ano já começou há 7 meses. So what? Este ano vou tentar fazer com que nos últimos meses o foco seja poupar algum dinheiro e gerir um pouco melhor a minha vida financeira.

main-qimg-8fd5ae64cae183549f37265fcfe18adc-c

De repente dou por mim a pensar que tenho quase 40 anos e que devia ter um pé de meia maior. Apesar de ter tido um par de anos bom de um ponto de vista profissional, dou por mim a reparar que isso nem sempre se traduz num maior aforro – e acho que é porque não tenho desenvolvido bons hábitos de poupança: vou de carro para todo o lado, como fora muitas vezes e faço compras que nem sempre são racionais.

Acho que é por isso que o pé de meia de Miss Martins não é tão grande quanto podia/devia, então decidi que nos restantes meses do ano, vou tentar melhorar os meus hábitos neste sentido.

Primeiros passos

A primeira coisa que fiz foi organizar a minha despensa e fazer uma lista com todas as coisas que lá tenho. Decidi tentar gastar tudo o que tenho na despensa até ao final do ano para evitar que coisas se estraguem e porque acho que é um bom incentivo para fazer comida em casa.

THE-86.jpg

(não ficou tão bonita como esta, mas enfim!)

Dou por mim a reparar que funciono bastante por “modas”: há alturas em que compro um tipo específico de comida que estou a gostar muito nessa altura do ano (e.g. flocos de aveia) e que não quero que me falte, mas depois a “moda” passa e fico com alguma quantidade de comida em stock, que fica em risco de se estragar.

capsulekitchimagefinal.jpg

Esta constatação lembrou-me um desafio que fiz há uns tempos atrás, quando estava muito envolvida com a ideia de minimalismo (ainda hoje um objetivo/valor meu, mas de forma menos sistemática/obsessiva), chamado “Capsule Kitchen”, em que a ideia era escolher 30 ingredientes (agora no site a autora passou para 33) e comprar sempre esses e não outros. A lógica por detrás do conceito é fazer escolhas melhores e mais conscientes ao mesmo tempo que se descomplica o trabalho na cozinha e nas compras. A minha experiência foi extraordinariamente positiva neste desafio (pelo menos daquilo que me lembro), mas como tantas outras boas ideias e iniciativas (hello, meditação diária!) acabou por cair em desuso com Leninha.

Daquilo que me recordo, era muito mais fácil gerir a despensa, era super rápido fazer compras e eu sabia muito melhor os preços das coisas (não é assim tão difícil decorar os preços médios de apenas 33 coisas que se compra com regularidade) – além do que era mais fácil tomar decisões do tipo “comprar um stock de X” quando há uma boa promoção porque eu sabia que essas coisas seria gastas de certeza.

Talvez não seja má ideia retornar a esse hábito!

Outras ideias

Get-Organized

Talvez esta coisa de ser organizada seja uma daquelas coisas que se traduz frequentemente em maior poupança, já que há recursos que não são duplicados (quando voltamos a comprar uma coisa que já tínhamos porque não a encontramos ou porque nos esquecemos dela) ou desperdiçados (quando por exemplo deixamos estragar qualquer coisa). Imagino que ao longo do resto do ano vá tendo mais este incentivo para me organizar melhor.

Impulse-buy-cartoon-1.png

Tenho de tentar perceber o que é que faz com que eu faça compras por impulso. Aqui sinto que conseguiria aforrar mesmo muito, porque de vez em quando (e ultimamente tem sido mais frequente) lá faço uma compra por impulso que era absolutamente desnecessária na minha vida… E normalmente ainda gasto algum dinheiro nisso.

O que acho que tenho de fazer, para começar: evitar ir a centros comerciais!

olx-share

Vou tentar vender as coisas que tenho e não uso no OLX ou noutros websites no resto do ano. Está na hora de despachar tralha de forma rentável!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s