Em junho continuei a testar alguns produtos, embora à medida que vou encontrando coisas que considero 5 estrelas e me enchem as medidas vá eliminando algumas categorias em termos de rotatividade (yes!). Agora que o verão está aí, experimentei sobretudo cremes de cara, protetor solar e esfoliantes.
Escala de segurança do site EWG’s skin deep:
Nivea Urban Skin Defence
Comprei este produto em promoção no supermercado porque estava a ficar sem hidratante e não resisto a uma pechincha. O cheirinho é mesmo o típico do creme nívea e o creme é verde… porque… não sei… para dizer que tem plantas? Tem SPF o que é sempre um bom prognóstico e funde-se bem com a pele. Para mim teve um enorme defeito: faz-me chorar! Não tem que ver com o colocar do creme muito perto dos olhos (acho eu), penso que deve ter a ver com o tipo de proteção solar me fazer ter esta reação – o que quando já se está no carro e já se pôs rímel e sombra não dá grande jeito… Desisti de o usar como creme de cara depois de uma semana…
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
(no inverno)
(no verão)
Caudalie Creme Sorbet Hidratante
A minha avaliação deste prduto varia consoante a altura do ano. Como creme de rosto de verão é excelente; no inverno parece-me sempre insuficiente. Mistério resolvido para mim. Não é para usar nos meses de frio, mas sim quando tendo a ficar com a pele mais oleosa – só tem um defeito: não tem SPF…
No site EWG’s skin deep este produto não está incluído, embora a formulação anterior deste creme tenha obtido a pontuação 4, numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10).
Dr Organic – Virgin Olive Oil Day Cream
Gostei imenso deste produto que ainda por cima é orgânico! Yes! É bastante hidratante, não me deixou a pele oleosa – e não sei se já disse, é orgânico, o que no meu ponto de vista é sempre um ponto a favor. Não é tão bonito ou cheiroso como o da Caudalie, por exemplo, e isso é pena, mas enfim, por mais ou menos metade do preço do outro também não há milagres…
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Jason – Calming Lavender Body Wash
Adoro este produto “orgânico” e uso há um par de anos como gel de banho e como champô suave. O cheiro não é daqueles de outro mundo, mas é agradável, o produto faz o seu trabalho bem e lava perfeitamente quer o corpo, quer o cabelo (o meu couro cabeludo tem agradecido o tratamento mais “amiguinho”).
Verifiquei com alguma surpresa no site EWG’s skin deep, que este produto tem uma pontuação de 4 numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10). O que me parece que está a elevar a sua pontuação para uma área de menor segurança é o ingrediente “fragrância”, que estando protegido por leis comerciais muitas vezes oculta ingredientes que não são mesmo, de todo, em absoluto, recomendáveis – neste caso tenho alguma dúvida que assim seja – mesmo assim, nada mau!
Acorelle Spray Solar SPF 30
A Acorelle é originalmente uma marca de perfume e isso nota-se no cheirinho que este produto tem. A grande diferença dos protetores solares “orgânicos” vs os “tradicionais” é que a barreira é física e não química, ou seja, supostamente não há micropartículas a entrar na nossa corrente sanguínea e a fazer danos onde não é suposto: a barreira física é mesmo isso, fica à superfície da pele.
Este protetor solar é fácil de usar e como já referi, cheira muito bem. A marca tem protetor solar específico para a cara, mas eu sou um bocado forreta com os protetores solares (tendo a não usar muito, porque gosto muito pouco de apanhar sol!) comprei a versão de corpo e cara.
No corpo fica ótimo porque dá um brilho bonito, mas na cara deixa-me a pele um bocado brilhante/oleosa – valham os pós!
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
ISDIN – Sun Brush Mineral SPF 30
Este pózinho tem uma cor boa, que dá um arzinho de quem esteve a apanhar sol e sobretudo, vá: protetor solar em pó. O que é que uma pessoa pode pedir mais na vida, numa altura do ano em que a pele fica mais para o oleoso? E ainda por cima anda a usar um protetor solar que acentua essa característica? Adoro este produto que ainda por cima é ótimo para trazer na carteira.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
Bodyshop Satsuma Body Polish
O cheiro deste esfoliante é qualquer coisa. Mesmo, que maravilha. Fica um cheiro ótimo no corpo e na casa de banho, e além disso, é prático e mais barato que o meu esfoliante habitual da Rituals. Podia ser melhor se fosse mais naturalzinho, mas… Hey… É muito bom à mesma e pela relação qualidade-preço, merece as 5 estrelas.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto de todo.
The Body Shop – Mango Exfoliating Sugar Body Scrub
Como não sabia bem o que escolher na Body Shop (e havia a bela da promoçãozinha “leve 3, pague 2”), trouxe diferentes tamanhos de viagem. Este esfoliante cheira a sorvete de manga, mas confesso que gostei menos que o outro, que é mais prático e tem um grão menos fino, esfoliando um pouco melhor, a meu ver. Continua a ser um excelente produto com ótima relação qualidade-preço, por isso as 4 estrelas.
No site EWG’s skin deep este produto não está incluído, embora a formulação anterior deste esfoliante tenha obtido a pontuação 5, numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10).