Em março, lembrei-me de um website que testa a segurança dos produtos cosméticos e passei a testar os produtos que tenho em uso – com tanta oferta no mercado se calhar podemos considerar melhor os efeitos para a nossa saúde e ambiente e não apenas a eficácia e marketing dos produtos.
Há uns anos atrás chamaram-me a atenção para o site EWG Skin Deep que testa a toxicidade de produtos cosméticos para uso humano e de um ponto de vista ecológico.
O site tem uma lista de sugestões de produtos a evitar, bem como uma app, mas sendo de origem americana há imensas marcas que usamos por cá e que não inclui (e vice-versa). O sistema de pontuação deles vai de 1 a 10, de menos perigoso a mais perigoso.
Decidi voltar a verificar a segurança dos produtos (e pergunto-me porque terei parado de o fazer. Ah, já sei: preguiça!)
John Masters Organics de limão e gengibre
Tenho a pele das mãos particularmente sensível e é fácil fazer reação a diferentes produtos (mesmo os de farmácia). Este creme é um dos muito poucos que funciona bem comigo e não me faz alergia – às vezes também uso nos lábios, mas – aviso à navegação – pode picar um bocadinho (tem gengibre!). Uma embalagem destas dura-me cerca de 4 meses.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto, mas a marca tem muito boas pontuações e o creme é um “orgânico”, pelo que à partida será seguro.
Clarins Multi Active Nuit
Para ser completamente justa tenho de dizer que encontrei esta amostra de creme perdida na gaveta da mesinha de cabeceira – provavelmente estava guardada para uma qualquer ocasião em que fosse viajar e os tamanhos de amostra dessem jeito. Durou umas 3 semanas porque nem sempre me lembrava de pôr. Achei mais hidratante e eficaz que o da Caudalie que experimentei no mês passado e gostei muito do cheiro (pareceu-me que tinha um travo a amêndoa).
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto especificamente, mas há sobre o mesmo creme versão “dia”, com uma pontuação de 4 numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10).
Hypnôse Doll Eyes Waterproof – Lash Extension Mascara – Lancôme
Fui fã deste produto no ano e dois meses que me durou. Sei que há muita gente que não gosta de rímel à prova de água, mas eu sou expressiva como um cartoon, o que faz com que as máscaras que não são à prova de água acabem por ficar espalhadas na minha cara sem dó nem piedade. Este produto fez bem o seu trabalho em termos de volume, de duração do produto aplicado e “limpeza” na cara.
No site EWG’s skin deep não há informação acerca deste produto.
Nuxe huile prodigieuse
Este óleo cheira tão bem! É mesmo fantástico. É feito com 98% de ingredientes naturais e é ótimo como perfume e como hidratante, embora o aplicador de spray não seja ideal (às vezes coloco numa embalagem com uma pipeta para poder colocar em gotas)
No site EWG’s skin deep está indicada uma pontuação de 4 numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10), mas a pontuação sube sobretudo por causa de incluir o ingrediente “fragrância”, que sendo “segredo comercial” na generalidade dos produtos não permite saber qual a sua real segurança, o que faz com que .
Vichy Idéalia BB Crème
Este BB creme não é mau, mas não é espetacular e pelo preço consegue-se melhor, além do que as cores disponíveis não são muito variadas.
No site EWG’s skin deep está indicada uma pontuação de 5 numa escala de mais seguro (1) a menos seguro (10). Para já é o produto menos seguro que testei, o que não é nada mau.
RMS Uncover up
Este produto funciona como corretor de olheiras e como base e apesar de ser pequeno rende imenso. A base do produto é óleo de coco por isso pode não ser a coisa mais indicada para peles oleosas e tende a resultar melhor no inverno que no verão.
No site EWG’s skin deep não aparece nenhum produto desta marca de produtos orgânicos, mas pelos ingredientes diria que está na “zona verde” (1-3).
One thought on “[Fútil não é inútil] Março”