Novembro teve coisas boas e más, mas não teve nada do que estava programado.
O plano de novembro consistia em replicar as propostas de maio:
- [maio] internet reduzida ao mínimo absoluto em casa (desligada por sistema)
- [maio] comer sopa
- [maio] ter sempre coisas/snacks saudáveis no frigorífico
No entanto, em novembro, acabei por não fazer nada do que estava previsto, porque
a) continuei a ver imenso youtube como forma de relaxar no início do mês
b) não sei fazer sopa
c) tenho coisas saudáveis no frigorífico, mas depois não é isso que como.
No entanto, não foi por não estar a seguir com a “programação” que deixei o projeto. Sinto que apesar de ter simplificado as coisas de alguma forma em junho, ainda assim, há coisas muito importantes que estão a falhar em termos de mudança de estilo de vida e que requerem um pouco mais de tempo e permanência nesta missão; olhando para trás neste ano (já começo a poder fazer isto, na entrada para o último mês!), verifico que se calhar houve algumas coisas que fizeram menos sentido que outras. Enfim.
Este mês consegui implementar:
- Andar de transportes públicos e andar a pé.
Tenho andado quase sempre de transportes públicos desde que a minha escola mudou de instalações. Isto permite-me apanhar ar e espairecer, sinto as ideias fluir mais – e por outro lado sinto muito mais controlo do meu horário! Estou mesmo satisfeita com esta mudança de vida que seguramente é para manter; na primavera/verão conto deslocar-me de bicicleta e não de metro!
2. Pesar-me regularmente
A atividade em si não faz muito mas alguns estudos indicam que pessoas que se pesam regularmente tendem a ganhar peso com menor facilidade do que aquelas que não se pesam de todo ou que só se pesam de longe a longe. Ainda assim, este mês recuperei algum do peso perdido ao longo do ano.
3. Ter mais tempo para mim
A partir do meio do mês a minha atividade profissional reduziu de um ritmo absurdo para um ritmo normal o que me permite ter algum tempo para mim e para descansar, que era algo que estava a fazer imensa falta.
4. Fazer o tratamento da enxaqueca direitinho (mais ou menos)
Já consigo fazer o tratamento da enxaqueca mais ou menos direito e está a resultar bastante bem, apesar de já ter voltado a ter um par de episódios desde o início do tratamento.
No fim de novembro sinto que apesar de já me ser mais natural uma certa preocupação com a saúde em algumas escolhas que faço, o que é fruto da experiência deste ano, claramente faltam grandes mudanças. Sinto que precisava de mudar mais coisas na minha alimentação porque claramente não como legumes e fruta suficientes e precisava de arranjar forma de dar prioriade a fazer exercício umas 3 vezes por semana.
Vamos lá dezembro!
One thought on “[um ano saudável] novembro”