[D30D] Um mês sem snooze

Eu era aquele tipo de pessoas que tinha meia dúzia de despertadores todos os dias, e reconheço que adiar o despertador era um daqueles pequenos prazeres na vida: “acordo no próximo”. Então decidi fazer um desafio de 30 dias.

wpid-photo-1-300x291
A ideia de fazer este desafio surgiu porque achei que precisava de treinar mais a minha capacidade de autorregulação e pareceu-me que esta seria uma boa forma de começar a fazê-lo: “se for capaz de deixar de adiar levantar-me da cama, se calhar sou capaz de para de adiar outras tarefas também”.
Snooze-alarm-quote-motivation-to-wake-up-early-640x480
Também me ocorreu um ensinamento zen que ordenava que quando uma pessoa acordasse se levantasse imediatamente da cama (havia uma explicação profunda e elaborada acerca deste conceito, mas confesso que se me varreu e já não faço ideia onde li isso, para recuperar o argumento).

o-SNOOZE-BUTTON-facebook

Então no início de junho comecei a fazer este exercício de apenas colocar uma hora para acordar e não fazer snooze.
Aconteceram várias coisas:
1. Tornou-se óbvio que tenho de ser mais generosa e “meiga” comigo mesma e as expectativas que tenho relativamente àquilo que sou capaz de fazer. Esta conclusão não é nova, e já noutros desafios tinha surgido como proeminente (e.g. desafio da meditação). Não é razoável não me permitir dormir as horas que preciso só porque o ideal era acordar à hora x. Sempre que fiz isso ao longo deste mês não ouvi o despertador e adormeci.
life-sleep-snooze-Favim.com-259995
2. Consegui descansar muito melhor e senti-me com mais energia durante o dia. Independentemente de haver noites em que dormia melhor ou pior, sinto que descansei mais, pois como só tinha um despertador, deixava-me mesmo dormir até à hora que era realista acordar. Isto fez mesmo muita diferença.
3. Passei a acordar sem despertador. Eu uso o despertador à mesma, mas quando comecei a deixar de ter ideias malucas sobre a importância de acordar à hora x e comecei a indicar ao despertador horas razoáveis, deixei de precisar de despertador. Agora acordo frequentemente antes de o despertador tocar.
saying-youll-wake-up-early-in-the-morning-to-get-something-done-then-in-the-morning-convincing-yourself-its-not-important-wake-up-quote
4. Percebi que a melhor forma de acordar cheia de energia é sentir-me entusiasmada com o que vou fazer durante o dia. Esta é uma realização muito recente, porque embora eu já “soubesse” isto, acho que é diferente saber ou sentir uma coisa.
3e7424f1f9e3cde4e00966fe917be325
5. É muito mais fácil uma pessoa habituar-se a não adiar o despertador do que eu tinha imaginado. Algumas pessoas tinham-me dito isto, mas eu confesso que não acreditei. passado um mês não faz qualquer sentido para mim voltar aos “velhos hábitos”.
large

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s