Grandes mudanças em junho: apesar de ter tido um stress com a tese, consegui começar a ir ao ginásio. Bons resultados este mês!
Stress
Este mês voltei a stressar muito com a tese de doutoramento, pois o júri pediu-me reformulações e voltar a pegar no documento foi extremamente doloroso para mim. Confirmei o que já sabia: quando fico stressada (especialmente com o doutoramento) fico mais sedentária e como mais porcarias… Enfim! Entreguei a coisa e vou prosseguir com a minha vida, pelo menos até ver.
Ginásio
Inscrevi-me num ginásio este mês e ainda estou a usufruir do entusiasmo inicial, indo 3 vezes por semana. Estou a gostar muito de fazer esta atividade e estou a tentar integrá-la de forma simples na minha rotina, indo sempre à mesma hora e ao mesmo ginásio (os princípios do minimalismo dão muito jeito!).
Quero ser capaz de fazer mais coisas; sinto que perdi alguma mobilidade, agilidade e força nos últimos anos com uma sedentaridade maior por passar tanto tempo ao computador. Estou entusiasmada com este projeto!
Também acho que tenho mesmo de deixar mais vezes o carro em casa, porque faz muita diferença na minha atividade: vou fazer outro desafio de 30 dias sem carro!
Nutrição
Estive a ouvir um audiolivro fantástico dos “great courses” chamado “nutrition made clear” e aprendi imenso. Ultimamente tenho andado a tentar essencialmente fazer com que metade do meu prato sejam fruta e legumes por causa dos nutrientes e tenho tentado tanto quanto possível comer coisas menos processadas (embora às vezes lá aconteça!).
As principais diferenças que sinto desde que ouvi este curso e comecei a tentar comer coisas menos processadas é que sinto mais energia e sinto que mesmo quando tenho cravings, fico satisfeita mais depressa, o que é excelente e é algo inesperado para mim.
Julho
Em julho vou fazer este desafio que encontrei no blog da Cait Flanders.
http://caitflanders.com/2016/06/13/mindful-eating/#more-19730
Ela passou 30 dias a anotar tudo o que comia para aumentar o mindfulness nesta área. Gostei do relato e sinto que pode ser uma boa estratégia para mim também.
Resultados
Este mês, apesar do stress da tese, tive muito poucas dores de cabeça (comparativamente com janeiro, por exemplo); especificamente, só fiquei incapacitada 2 dias este mês e tive dores de cabeça em outros dias, mas por curtos períodos de tempo. Perda de peso: -8% desde o início do projeto.
Apesar dos resultados serem bons, sinto que poderia estar a implementar melhor os bons hábitos que tenho ganho em cada mês.
Acho que depois de julho vou revisitar os posts desde o início do ano e rever as coisas que fui achando mais úteis, porque sinto que há hábitos bons que ganhei no mês em que os “descobri” e implementei, mas que foram desaparecendo com o passar do tempo, à medida que voltei aos velhos vícios (e.g. usar imenso o carro!). Parece-me que pode ser mais eficaz a médio/longo prazo mudar menos coisas, mas fazê-lo de forma mais eficaz.
3 thoughts on “[um ano saudável] junho”