No mês passado enfrentei um dilema: eu sabia que tinha de retomar o exercício físico, mas tinha mesmo muito pouca vontade. Então resolvi fazer um desafio de 30 dias com isso agora em fevereiro.
Desde que decidi fazer de 2016 o meu “ano da saúde” pessoal que tenho vindo a pensar em retomar o exercício, nomeadamente a corrida que foi algo que fiz durante algum tempo, mas que há uns anos que está parado.
O problema não é apenas ter uns quilos a mais no corpo, é também ter uns quilos a mais na mente. Toda a gente pode fazer exercício e há gente com todo o tipo de “tonelagem” que o faz: a questão é acharmos que não podemos.
No início deste mês tinha muito pouca vontade de voltar a correr (embora saiba que é das coisas que melhor consigo manter-me a fazer), e apetecia-me voltar ao surf.
Fiz uma pesquisa da oferta de atividade física nas minhas redondezas e na universidade do Porto, e só me ocorria que “não tinha tempo para”, o que é claramente uma desculpa (poderosa, mas desculpa).
Queria fazer algo que me desse muito gozo, mas estava crente que por ter peso a mais não haveria nenhuma atividade que fosse cumprir esse requisito, que todas as atividades seriam apenas “sofríveis”. Isto é mais difícil de gerir do ponto de vista psicológico do que físico!
Portanto decidi fazer um desafio de 30 dias em que me obrigo a fazer exercício todos os dias durante pelo menos 30 minutos.
Duas vezes por semana, tinha já o “problema” resolvido com Yoga na casa da Alma. Ficavam a faltar apenas os restantes 5 dias da semana.
Eu achava que devia voltar a correr por vários motivos, mas estava com medo, porque com uns quilos valentes a mais do que desde a última vez que calcei as sapatilhas para fazer uns quilómetros; estava simplesmente com medo. Acresce que quando pensava em ir dançar, por exemplo, sentia que não ia conseguir ter agilidade porque estou mais pesada do que da última vez que dancei.
Bom, a Elizabeth Gilbert no livro “Big Magic” diz que o medo é importante, porque te avisa de perigos, mas para viver uma vida criativa, embora o medo possa vir na viagem, ele está proibido de mandar bitaites sobre o caminho, de mexer no rádio e sobretudo, nunca nunca nunca nunca pode conduzir.
Por isso, decidi que este mês, além do yoga, vou correr e vou dançar. E vamos ver como corre!
Links
- http://www.menshealth.com/fitness/get-back-shape-0
- http://greatist.com/fitness/fitness-reborn-get-back-in-shape
- http://www.womenshealthmag.com/fitness/fitness-motivation
- http://www.webmd.com/fitness-exercise/getting-back-in-shape-again
- http://www.mensfitness.com/training/build-muscle/the-go-to-workout
- http://www.shape.com/blogs/fit-list-jay-cardiello/how-get-back-working-out
- http://www.runnersworld.com/running-tips/12-habits-of-highly-motivated-runners
- http://www.runnersworld.com/runners-stories/tips-to-get-you-motivated-to-run
- http://www.active.com/running/articles/elite-runners-strategies-to-maintain-motivation-for-running
- http://adventure.howstuffworks.com/outdoor-activities/running/training/5-tips-for-maintaining-motivation-to-run.htm
- http://www.livestrong.com/slideshow/1008152-17-proven-motivations-running/
- http://themotivatedrunner.com/youtube-videos/
- http://themotivatedrunner.com/songs/
I have noticed you don’t monetize your blog, don’t waste
your traffic, you can earn additional cash every
month because you’ve got high quality content. If
you want to know how to make extra bucks, search for: best adsense alternative Wrastain’s tools
LikeLike