D30D 2016 :: Saúde

Depois de 6 longos anos à volta do meu doutoramento, decidi que 2016 ia ser o meu “ano da saúde”, com todos os desafios de 30 dias a girar em torno do aumento de saúde e da perda de peso (engordei imenso enquanto estava a fazer o PhD) – mas há uma questão fundamental que se impõe: o que é ser saudável e como é que eu sei se estou mais ou menos saudável?

woman standing in the field

Em 2016 vou experimentar várias estratégias para ganhar saúde e energia e perder peso – e nesse contexto, é especialmente importante eu saber por um lado o que é que eu entendo por saúde e por outro, ter uma ideia de como é que vou medir isso.

Pessoalmente, o mais importante para mim em 2016 seria ter menos dores de cabeça (algo que me sucede com demasiada frequência) e ter mais energia de manhã, bem como estar um pouco mais em forma.

No entanto há seguramente outras formas de testar o estado geral de saúde física – uma rápida consulta ao Dr Google sugere:

Obviamente que há outros indicadores quiçá mais fiáveis (pressão arterial? Análises ao sangue?), mas para já parece-me um trabalho um bocado desnecessário fazer este tipo de análises –  no entanto estes parecem-me bons indicadores para começar.

E vocês? Como é que avaliam o vosso estado geral de saúde ou não pensam muito nisso?

Outras referências

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s